Aumento peniano

No homem adulto fala-se em micropénis quando este não ultrapassa um comprimento de 2,5 cm.

Micropénis

Tamanho do pénis inferior a 2,5cm

Com o termo micropénis (também: microfalo) designa-se um pénis anormalmente pequeno, portanto uma forma especial de um subdesenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos. No homem adulto fala-se em micropénis quando este não ultrapassa um comprimento de 2,5 cm. Este dado concreto é igualmente a principal característica diferenciadora dos termos "pénis pequeno" (derivado do tamanho médio do pénis) e "pénis sentido como pequeno" (avaliação pessoal).

Causas frequentes para a formação de um micropénis

  • Uma anomalia dos testículos impede uma produção suficiente de testosterona, afetando a formação normal do pénis, e podendo dar origem a um micropénis.
  • Defeito genéticos nos recetores impedem uma absorção correta de testosterona dos testículos e causam o micropénis.
  • Anomalias na produção hormonal, que provocam disfunções dos testículos e desse modo afetam a produção de testosterona.
  • Causas exógenas, como o intoxicação por dioxinas.

Tratamento de micropénis

Enquanto antigamente um micropénis é totalmente removido recorrendo à cirurgia, hoje-em-dia é possível por terapia hormonal estimular o crescimento do pénis e em muitos casos conseguir um comprimento suficiente para a manutenção de relações sexuais.

No âmbito das chamada faloplastia existem atualmente também possibilidades cirúrgicas para o tratamento de um micropénis.